Blog Meu Despachante
Modern technology gives us many things.

Fuja da infração gravíssima

Circular com o veículo sem licenciamento é motivo para multa e apreensão

0

Desde o mês passado, abril, deu-se início ao licenciamento de veículos anual, começando pela placa de final 1. Os donos de veículo que por algum motivo deixam de licenciar no prazo definido pelo Detran-SP, estão sob o risco de cometer uma infração gravíssima.

Os proprietários de carros e motos que já pagaram a taxa juntamente com o IPVA no início do ano, estão isentos agora.

O licenciamento é uma taxa obrigatória, com pena imposta ao proprietário de carro, moto e caminhão. O valor do licenciamento em 2018, é de R$87,38 independente do tipo de veículo.

Quem deve pagar licenciamento?

Diferente do IPVA que torna o veículo isento dependendo da idade do carro e tem uma tabela própria em cada estado – por exemplo, em São Paulo, um veículo deve ter 20 anos da data de fabricação para ser isento da taxa – o licenciamento deve ser pago por todos. Inclusive pelos carros antigos se esses circularem em vias urbanas.

Nesse ponto, muitos proprietários confundem a obrigatoriedade de pagamento e deixam de licenciar. Mas mesmo quem não paga IPVA, paga o licenciamento. Não importa o ano de fabricação do carro.

Isso acontece porque o licenciamento nada mais é que uma autorização para que o veículo circule livremente, dentro das normas do Código de Trânsito Brasileiro. Trata-se do documento do carro. E esse deve estar em dia.

Quem gostaria de cometer uma infração gravíssima?

É de se esperar que nenhum cidadão proprietário de veículo, queira ser penalizado por cometer infração, certo?

Pois bem, nesse caso, ser parado em uma blitz conduzindo veículo com licenciamento atrasado, gera além de uma multa no valor de R$293,47, outras autuações.

O proprietário fica com 7 pontos na CNH e o veículo é removido do local para o pátio. O pátio também vai gerar custo por dia que o carro ficar estacionado.

Além disso, licenciamento em atraso gera cobrança de multa e juros diários.

Licencie em um despachante online

A melhor forma de pagar o licenciamento em atraso é consultando um despachante online. No Meu Despachante, esse processo é facilitado. Basta colocar a placa do veículo para receber informações importantes e formas de pagamento.

O parcelamento da dívida no Meu Despachante é uma opção com vantagem: a taxa cobrada é a melhor do mercado.

O proprietário de veículo pode optar por pagar por boleto à vista, boleto + parcelamento no cartão ou parcelamento total da dívida em até 12x, utilizando 4 cartões diferentes.

Faça uma consulta sem compromisso agora mesmo, e fique em dia com o seu veículo.